Conhecimento é Poder?

Como o prometido, após pesquisar um pouco mais sobre o que se propõem o programa “KIPP”, retorno com informações e fontes que podem aguçar sua curiosidade sobre mais esse modelo, que para os seus defensores, dispõem de grande vantagem aos estudantes, pois direciona o estudante não apenas para a sua formação, alfabetização, mas o objetivo é possibilitar a entrada do estudante na Universidade. No livro Outliers, existe um capítulo, o cap. 9, que relata muito bem como é a cultura e o método de ensino usado nesse tipo de escola. Mais uma vez reforço a dica, leia o livro, vale a pena.

No site da KIPP, retirei esse trecho:

"Todo dia, Kipp alunos em toda a nação (EUA, grifo meu) estão provando que a demografia não define destino. Oitenta por cento dos nossos alunos são de baixa renda, e 90 por cento são Afro Americanos ou latinos. A nível nacional, mais de 90 por cento da média Kipp estudantes foram sobre-preparatório para a faculdade nas escolas secundárias, e mais de 80 por cento dos alunos Kipp tem ido para a faculdade. "

Em outra parte do site encontrei essa declaração:

"Kipp está comprometida com uma política de igualdade de tratamento para todos os indivíduos. Kipp não discriminar com base na raça, cor, gênero, deficiência, idade, religião, orientação sexual, nacional ou origem étnica."

O mais legal é que em setembro de 2008 aconteceu o encontro Tonomundo, do Oi Futuro, realizado na capital norte riograndense entre os dias 9 e 13. Reunindo representantes de 68 escolas de quase todos os estados do Brasil e mais oito secretarias estaduais ou municipais. Além deles, uma representante do governo de Moçambique também participou anunciando sua entrada no programa. Espero que os educadores e representantes do governo tenham aprendido algo. Falta a iniciativa popular, e privada, além de uma pequena mudança no que diz respeito à parte legal, governo, para fazer um estudo ou criar escolas modelos, conceito, verificando se esse modelo de grande sucesso em outro país possa apresentar êxito na nossa cultura.

Mas a maneira com que tratamos a educação de nossos compatriotas não é muito diferente de como queremos ver o nosso mundo no futuro, digo isso, pois a BBC Brasil no dia 01 de fevereiro deste ano, Lucas Mendes no artigo Derrame de dólares no Beabá, mostra como os EUA estão tratando o problema da baixa qualidade na educação, principalmente nas minorias de grandes cidades como Nova York, mesmo diante da crise econômica que teve suas origens e maiores efeitos justamente nos EUA. Enquanto que no Brasil, nosso presidente, e seus comandados, cortam verbas destinadas para a educação para a saúde, e logo em seguida aumentam as verbas para o programa Bolsa Família como aparece no Estadão. Qual o objetivo disso? Se na realidade um dos requisitos desse mesmo programa é que as crianças frequentem a escola! Tudo bem que foi criada uma medida provisória, mas só diz respeito à merenda e ao transporte, duas áreas muito conhecidas por desvios e sucateamento, respectivamente. Mas essas medidas não geram conhecimento, geram votos, geram corrupção, geram uma sucessão de eventos digamos danosos. Faz tempo que esse post vem sendo montado, mas Jarbas Vasconcelos inspirando-me a encontrar um mote que ligasse uma curiosidade (Kipp) a uma realidade (sistema educacional Brasileiro e preocupação com a educação no Brasil), o ideal ao real. Qual o tempo para que possa mudar a equação (ideal ≠ real)? Pergunte ao máximo de pessoas que puder talvez a mudança tenha que começar em cada um, e ser espalhada. Quanto ao governo?! Somos capazes de respondê-los a cada dois anos.

Quero lembrar a você que não sou educador, nem sou um crítico – quer dizer, não muito -, minha preocupação é socializar conhecimento e apresentar possíveis soluções através desse espaço livre (Blog ΛVisionando), sou apenas um administrador por formação altamente preocupado com aquilo que acredito ser de fundamental importância para a “mudança de um futuro”, ou se preferir “criação de um futuro”. Acredito que as críticas são pertinentes e que o mais pertinente seja a utilização do conhecimento como transformador social, como o próprio significado da sigla Kipp diz , “Conhecimento é Poder”.

Outros links para consulta, e aprofundamento:
Vídeo - Kipp: continuando a redefinir o que é possível na educação pública
Vídeo - Bill Gates: Como estou tentando mudar o mundo agora

Outliers

Lendo A Lógica do Cisne Negro, deparei-me com um termo que não estava traduzido e na verdade não tem tradução precisa para nossa língua – OUTLIERS ­– busquei na internet definição, o que encontrei? Outro livro. Mas assim que li o seu resumo, vi que era algo merecedor de atenção.
Segue abaixo uma resenha disponível no site da americanas:
“O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série?"
Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.
Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo. Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder. "

Mas dentre todos os capítulos o que mais causou interesse de pesquisa foi o capitulo 9, “ A Barganha de Marita”, nele pude tomar conhecimento de um modelo de ensino, ou de escola, que vem fazendo sucesso nos EUA, o programa chamado KIPP – são iniciais que traduzidas querem dizer, “programa conhecimento é poder”, uma modelo que poderia ser aplicado nas escolas brasileiras, tornando-se uma esperança para o futuro da nação. O próximo post será sobre esse assunto.
Admirador confesso do livro de Nassim Nicholas Taleb, li Outliers – Fora de Série , de Malcolm Gladwell , autor de outros títulos que no seu tempo apropriado serão apreciados são eles: Ponto de Desequilíbrio e Blink: A decisão num piscar de olho. E para minha alegria os dois autores seguem uma certa lógica, não a do cisne negro, mas seus assuntos se complementam, como por exemplo a idéia da falácia da evidência silenciosa* (Olhando para a história, não vemos a história completa apenas as partes mais positivas do processo), falácia narrativa* (a necessidade de encaixar uma história ou padrão em uma série de fatos conectados entre si), e o fato de sermos enganados pela aleatoriedade*(A confusão generalizada entre sorte e determinismo, o que leva a uma variedade de superstições com consequências práticas, como a crença de que faturamentos maiores em algumas profissões são gerados por habilidades quando existe um componente significativo de sorte neles).
Enfim, este livro é bastante interdisciplinar, aborda temas que permeiam a sociologia, psicologia, educação, história, economia e o que mais você possa aprender lendo essa maravilha, é um livro que abre nossa mente.
*Termos e Definições retirados do glossário de "A Lógica do Cisne Negro"




Mais sobre o livro:


Título: Fora de Série - Outliers
Editora: Sextante
Assunto: Auto-Ajuda
ISBN: 9788575424483
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 288

ACESSE