Outliers

Lendo A Lógica do Cisne Negro, deparei-me com um termo que não estava traduzido e na verdade não tem tradução precisa para nossa língua – OUTLIERS ­– busquei na internet definição, o que encontrei? Outro livro. Mas assim que li o seu resumo, vi que era algo merecedor de atenção.
Segue abaixo uma resenha disponível no site da americanas:
“O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série?"
Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.
Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo. Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder. "

Mas dentre todos os capítulos o que mais causou interesse de pesquisa foi o capitulo 9, “ A Barganha de Marita”, nele pude tomar conhecimento de um modelo de ensino, ou de escola, que vem fazendo sucesso nos EUA, o programa chamado KIPP – são iniciais que traduzidas querem dizer, “programa conhecimento é poder”, uma modelo que poderia ser aplicado nas escolas brasileiras, tornando-se uma esperança para o futuro da nação. O próximo post será sobre esse assunto.
Admirador confesso do livro de Nassim Nicholas Taleb, li Outliers – Fora de Série , de Malcolm Gladwell , autor de outros títulos que no seu tempo apropriado serão apreciados são eles: Ponto de Desequilíbrio e Blink: A decisão num piscar de olho. E para minha alegria os dois autores seguem uma certa lógica, não a do cisne negro, mas seus assuntos se complementam, como por exemplo a idéia da falácia da evidência silenciosa* (Olhando para a história, não vemos a história completa apenas as partes mais positivas do processo), falácia narrativa* (a necessidade de encaixar uma história ou padrão em uma série de fatos conectados entre si), e o fato de sermos enganados pela aleatoriedade*(A confusão generalizada entre sorte e determinismo, o que leva a uma variedade de superstições com consequências práticas, como a crença de que faturamentos maiores em algumas profissões são gerados por habilidades quando existe um componente significativo de sorte neles).
Enfim, este livro é bastante interdisciplinar, aborda temas que permeiam a sociologia, psicologia, educação, história, economia e o que mais você possa aprender lendo essa maravilha, é um livro que abre nossa mente.
*Termos e Definições retirados do glossário de "A Lógica do Cisne Negro"




Mais sobre o livro:


Título: Fora de Série - Outliers
Editora: Sextante
Assunto: Auto-Ajuda
ISBN: 9788575424483
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 288

1 comentários:

Maciel Queiroz disse...

Caramba Leo, muito interessante o que vc colocou ai. Esse realmente deve ser um livro interessante para termos em nossa cabeceira.

Eu tbm concordo plenamente que todas as pessoas que alcaçaram grande sucesso, não tiveram em seu talento sua única fonte.

Lembro até uma entrevista de Ayrton Senna em que ele dizia que haviam outros pilotos talentosos, mas que ele se sobressaía pela total dedicação que tinha para alcançar suas vitórias e isso confirma exatamente a teoria desse livro.

Valeu meu amigo e continue firme na recuperação e no blog ai!

ACESSE